E-BUSINESS vs E-COMMERCE: CONCEITOS BASICOS DO B2B e B2C
- Leonardo Villalva
- 10 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
São dois termos ligados aos negócios, para entender melhor esses fenômenos precisamos diferenciar o objetivo de cada um, pois a maioria das pessoas confundem os seus significados achando que são a mesma coisa podendo usar em qualquer lugar, mas na verdade são coisas diferentes. O E –Commerce podemos dizer que é uma plataforma de negociações virtual onde são utilizados computadores e meios de comunicação eletrônico (celulares, tablets entre outros) fazendo com que ocorra negociações com a venda de e compra de produtos.
O E –Business é parecido mais tem um conceito diferente onde também ocorre negociações eletrônicas mais não necessariamente são vendas de produtos e serviços, e sim o processo da negociação on line onde as pessoas fazem cadastros para acessar o link e no final pode ocorrer a negociação ou não, tudo depende de ambas as partes clientes e negociador. Onde o E – Business pode ter desde de o B2B e B2C até o CRM.
Com o vídeo a seguir a demostra como é a diferença entre os dois fenômenos
A sigla B2B é representada por um termo em inglês que significa “business to business”, ela parte do princípio que as empresas fazem negócios através do e-commerce. Uma empresa vende seu produto para outra, e o produto é utilizado como produto final, para revenda ou transformação do mesmo. A venda B2B tem em média o dobro de operações do que a B2C considerada mais comum. Os produtos vendidos entre B2B são produtos mais puros, como ferro, aço, plástico e etc.
O B2C é o tipo de e-commerce entre uma empresa e uma pessoa física que geralmente é o consumidor final. Essa venda que pode ser chamada de varejo, tem produtos mais simples e prontos para uso, como por exemplo uma caneta, cadeiras, bolsas, sapatos e maquiagens.

Comments