Revisão de conteúdo
- tecfipe
- 12 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Abordado neste semestre vimos varios temas de suma importância para o contexto administrativo de sistemas de informação; vamos abordar agora um pouco de cada conteúdo visto.
Para começar, vamos falar dos dois principais meios de negócios do mundo atual, o B2B e o B2C. Apesar destes termos serem diferentes seus significados são de fácil entendimento, seguem abaixo suas definições:
B2B - é o Business to Business, ou seja, a compra e venda de mercadorias entre as organização
B2C - é o termo designado para Business to Consumer, ou seja quando a venda é realizada da empresa para o consumidor.
Passando a diante no conteúdo, podemos citar agora o Workflow que nada mais é do que o fluxo de trabalho, ou seja, os passos necessários para se automatizar o processo de negócios, todas as etapas para informatizar o processo.
Em um ambiente de negócio complexo, dinâmico e altamente competitivo, para se manter no mercado, as empresas precisam ter habilidade, agilidade e precisão na tomada de decisões estratégicas. Para alcançar com êxito os objetivos, é preciso ter à disposição informações consistente e qualificada e criar estratégias eficazes. Com o avanço da tecnologia da informação, as empresas vêm cada vez mais procurando suporte de ferramentas tecnológicas inteligentes para auxiliá-las a adquirir informações consistentes e precisas sobre o (mercado, concorrentes, clientes, fornecedores), aperfeiçoar a tomada de decisões estratégicas, adquirir e/ou aumentaras vantagens competitivas. O Business Intelligence (BI) assume um papel de grande relevância nesse processo, proporcionando inteligência às empresas no processo da tomada de decisões estratégicas e agilidade na geração de ações estratégicas de negócios no mercado. As empresas estão investindo em tecnologia da informação visando aumentar a eficiência das suas atividades, reduzirem os custos e melhorar o processo decisório. Este artigo tem como objetivo principal analisar o papel do Business Intelligence (BI) no planejamento estratégico e na tomada de decisões estratégicas.
Segundo Barbieri (2001, p.34), hoje as empresas possui uma montanha de dados, mas enfrenta grande dificuldade na extração de informação a partir dela. Essa crescente inundação de informações dificulta o processo de tomada de decisão, na medida em que a alta gerência se sente imponente no processo de sua busca e recuperação.
Côrtes (2008, p.373), afirma que “diante de grandes volumes de dados e informações, é necessário contar com sistemas que facilitem a extração do conhecimento a partir de bases de dados existentes”.
Segundo Leme Filho (2004, p.3), o Business Intelligence (BI) “é a reunião de diversos recursos usados para extrair, transformar e analisar grandes volumes de dados, produzindo conhecimento capaz de auxiliar a empresa a tomar decisões de negócios com mais garantia de sucesso”.
Para mais informações, acesse os links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=dABT0nowuR4
Comments